Título: Tuxaus vão controlar casamentos com brancos
Autor: Brasiliense, Ronaldo
Fonte: O Globo, 04/05/2008, O País, p. 14
Objetivo é conter miscigenação.
BOA VISTA (RR). Preocupados com a crescente presença de não-índios em suas comunidades ¿ num processo de miscigenação que já dura décadas ¿, os tuxauas da etnia macuxi, majoritária entre os indígenas de Roraima, decidiram controlar os casamentos entre brancos e índios. A união civil envolvendo índios passará pela análise de um comitê de tuxauas, que dará, ou não, o sinal verde.
O tuxaua Jacir José de Souza Macuxi, um dos principais líderes do Conselho Indigenista de Roraima (CIR), afirma que a medida visa a evitar que ¿maus elementos¿ passem a integrar a comunidade indígena, sem se submeter às regras definidas para todos pelos tuxauas. E qual seria uma das faltas graves que receberia o veto no caso de um casamento entre um branco e uma índia?
¿ Não respeitar as determinações do tuxaua seria uma delas ¿ resume o tuxaua Jacir Macuxi.
O líder indaga de volta o que um homem branco faria se sua filha se casasse com um homem que não respeitasse as regras impostas pela sociedade branca como, por exemplo, cercar uma propriedade coletiva.
O filho de Jacir, Júlio Macuxi, líder emergente entre os integrantes do Conselho Indigenista Missionário, que diz representar exatos 18.992 indígenas, concorda com as afirmações do pai e defende que haja de fato um controle sobre os casamentos inter-raciais para que a comunidade indígena não seja obrigada a conviver com maus elementos.
Os índios macuxis em sua maioria são aculturados e há mais de 50 anos enfrentam um forte processo de miscigenação. O controle dos casamentos foi aprovado de forma quase unânime pelos tuxauas coordenadores do CIR. (Ronaldo Brasiliense)