Título: Busca por relator
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2009, Política, p. 02

Está difícil encontrar um relator para analisar o caso do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), o dono do castelo milionário no interior de Minas Gerais. Depois de ouvir três nãos, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), saiu em busca de alguém que aceitasse substituir o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), que deve ser destituído do posto hoje por ter antecipado o desejo de arquivar as denúncias contra o colega.

Os deputados Hugo Leal (PSC-RJ), Ruy Pauletti (PSDB-RS) e Moreira Mendes (PPS-RO) recusaram o posto usando sempre o mesmo argumento: estão muito atarefados com as outras comissões da Câmara. Na falta de um relator, Araújo até já cogitou se autoindicar, mesmo sem querer assumir a função. Mas a verdade é que a maioria está reticente em pegar um caso de ¿holofote¿, com a cara nas câmeras, num momento em que a Casa sofre com notícias diárias de mau uso do dinheiro público.

Gravações Enquanto Araújo está preso nessa polêmica do novo relator que está se tornando uma verdadeira cruzada, Sérgio Moraes está paranoico em relação à imprensa. Como está às turras com o noticiário, o deputado do PTB gaúcho, antes das entrevistas, avisa ao jornalista que está gravando a conversa para não ser prejudicado. Disse que estão distorcendo suas palavras. Ontem, voltou a dizer que não vai na contramão do que acredita. ¿A opinião pública é menos importante que a minha consciência¿, disse, sublinhando que até agora não antecipou voto pró-Edmar Moreira. (TP)

--------------------------------------------------------------------------------