Título: Para evitar Paulinho, Kassab faltará às festas das centrais no 1º de Maio
Autor: Freire, Flávio; Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 01/05/2008, O País, p. 11

Tradicionais eventos da Força e da CUT também não contarão com Lula.

SÃO PAULO. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que já estava com a presença confirmada para a festa da Força Sindical que comemora hoje o Dia do Trabalho, segundo a organização, decidiu ontem que não vai ao evento. De acordo com relatórios da Polícia Federal na Operação Santa Teresa, o presidente da Força, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) queria criar um escândalo que pudesse atingir Kassab, candidato à reeleição, e ganhar espaço na disputa eleitoral deste ano. Paulinho também pretende ser candidato a prefeito de São Paulo pelo PDT.

Kassab também não vai à festa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), para a qual foi convidado. Só participará da festa do trabalhador promovida pela prefeitura paulistana, às 11h30, na Zona Leste da capital.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidado para os dois eventos, não vai a nenhum, e decidiu passar o dia hoje em Brasília. O presidente não vai nem mesmo à tradicional missa do trabalhador, em São Bernardo do Campo, à qual nunca havia faltado desde os tempos em que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Sorteio de apartamentos e megashow sertanejo

Como acontece tradicionalmente, duas grandes comemorações festejarão hoje em São Paulo o dia do trabalhador, uma da CUT, que começa ao meio-dia no Autódromo de Interlagos, e outra da Força Sindical, que terá início às 7h na Praça Campo de Bagatelle. As duas festas esperam reunir um público de pelo menos 1 milhão de pessoas cada uma e várias autoridades para o palco político.

A Força Sindical fará sorteios de cinco apartamentos e 10 carros novos, e promoverá um megashow, das 7h às 18h, com 40 artistas como Zezé Di Camargo e Luciano, Rick e Renner, Daniel, Frank Aguiar e Bruno e Marrone. O ato político, entre 10h e 12h, terá as presenças, segundo a Força, dos ministros Carlos Lupi, do Trabalho, e Marta Suplicy, do Turismo, do governador José Serra (PSDB) e do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Na festa da CUT , que também comemora 25 anos da central, haverá 20 atrações artísticas, com destaque, para Leandro, César Menotti e Fabiano, Daniel e Pedro e Thiago. No ato político, às 16h30, já estão confirmadas as presenças de Marta Suplicy, do ministro Luiz Marinho, da Previdência Social, e de vários deputados, como Ricardo Berzoini, presidente do PT.