Título: Lula defende Cid de críticas por ter levado sogra à Europa em jatinho
Autor: Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 01/05/2008, O País, p. 14

Presidente critica imprensa por denúncia sobre uso de avião com dinheiro público.

MACEIÓ. Na primeira viagem à capital alagoana em seu segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem o governador do Ceará, Cid Gomes, acusado de viajar para a Europa com a sogra, durante o carnaval, em jatinho alugado por R$388 mil, pagos com dinheiro público. Lula criticou a imprensa pela exposição que tem dado ao assunto.

- Não estou dizendo que é certo ou não levar a sogra no avião, mas passar cinco dias com este assunto na televisão, em rede nacional, por causa da sogra, é que não é - afirmou o presidente, em relação à denúncia contra Cid, irmão do deputado federal Ciro Gomes (PSB), ex-ministro de Lula e pré- candidato a presidente.

Cid não é o primeiro político nordestino polêmico defendido por Lula este ano. O ex-presidente da Câmara Severino Cavalcante, acusado em 2005 de receber "mensalinho" do dono de um restaurante no Congresso, teve apoio de Lula, num evento em Recife, em março, quando o presidente acusou a oposição de eleger o pernambucano para a presidência da Câmara, e tramar para derrubá-lo.

Renan foi defendido por Lula, após ser vaiado

Já o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), que supostamente usava um lobista para pagar contas particulares, também recebeu apoio de Lula. Em março, Renan, que dividia o palanque com Lula em Delmiro Gouveia, a 280 quilômetros de Maceió, foi vaiado por trabalhadores rurais sem-terra e sindicalistas. Em resposta, Lula elogiou Renan e, chamando-o de companheiro, afirmou que as pessoas "não precisam aceitar que as denúncias dos nossos adversários virem verdades absolutas para que nossos amigos virem adversários".

Ontem, foi a vez de defender o governador do Ceará:

- Tem coisas muito mais importantes daquilo que você fez e nunca apareceram nacionalmente - disse Lula, citando a política do guarda de quarteirão no Ceará.

Segundo Lula, o projeto foi sugerido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, para ser usado como modelo no país.

- O avião não é alugado pela pessoa, mas é pago pela quilometragem. Poderia ter me levado no avião ou a sua sogra - afirmou Lula: - O companheiro que é atacado fica inibido ao falar (...). Somos (os políticos) resultado da covardia da classe política, que não enfrenta seus problemas.

"Se tivesse levado empresário, não teria isso"

Ainda em defesa de Cid, Lula disse que, se os passageiros no avião fossem outras, não haveria críticas:

- Cid, companheiro, minha solidariedade a você. Sei das coisas boas no Ceará, na Bahia, mas não vejo isso virar notícia na televisão. Se você tivesse levado um empresário, e não a sua sogra, não teria tudo isso.

Em entrevista esta semana, Cid se desculpou pelo constrangimento que causou à população cearense e disse que levou a sogra porque sua mulher sente falta da companhia da mãe.

(*) Especial para O GLOBO