Título: Pouco arroz e muita maconha
Autor: Bottari, Elenilce; Braga, Ronaldo
Fonte: O Globo, 01/05/2008, Rio, p. 16

Polícia apreende supercarregamento com 5,6t da droga e 1,5t do cereal na Penha.

Depois de dois dias monitorando um caminhão que vinha do Paraguai, através de Foz do Iguaçu, no Paraná, e que chegou ao Rio na noite de anteontem, policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) apreenderam na manhã de ontem, num galpão na Rua da Farinha, no Mercado São Sebastião, na Penha, cerca de 5,6 toneladas de maconha, transportadas juntamente com 1,5 tonelada de arroz, cereal que está em falta no mercado mundial. Foi preso Lucas de Lima Pereira, de 34 anos, que, além de ser o responsável por comprar a droga, faria a distribuição para os morros controlados por uma fação criminosa. Grande parte da maconha iria para a Favela da Rocinha, para as mãos do traficante Antônio Francisco Bonfim, o Ném. A droga, avaliada em R$2,5 milhões, ia ser vendida nas comunidades da Maré e nas favelas da Rocinha e de São Carlos. A investigação durou dois meses e contou com o apoio da 7ª Promotoria de Investigação Penal (PIP), do Ministério Público.

A Polícia Civil informou que a operação da Dcod resultou numa das maiores apreensões da droga da história do Estado do Rio. Juntamente com a maconha, os investigadores encontraram cinco escopetas calibre 12 e 50 caixas de munição. Policiais que participaram da operação informaram que Lucas de Lima já tinha sido preso, com 1,5 tonelada de maconha, há quatro anos, no Paraná. Ele foi condenado a seis anos de prisão e teve direito à liberdade condicional dois anos e meio depois. Ele é apontado como um dos maiores ¿matutos¿ (atacadistas) da droga, já que fez todas as operações ilegais sozinho, sem a participação de terceiros. Logo que souberam da apreensão, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e o chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro, estiveram na delegacia para ver o caminhão apreendido.

¿ Isso é um trabalho de investigação. Com o trabalho, as apreensões vão aparecer. Temos investigações na cidade e nas estradas. Onde tem uma rota nova do tráfico, estamos em cima. Esta facção sofreu um duro golpe. O trabalho da polícia é sério ¿ disse Beltrame.

Arroz será doado para centro espírita

O titular da Delegacia de Combate às Drogas, Marcus Vinicius Braga, disse que o caminhão, placa de Tupassi (PR), estava sendo monitorado desde a manhã de segunda-feira, quando saiu de Foz do Iguaçu:

¿ O Lucas de Lima, que tinha um galpão alugado, deixou o caminhão na noite de ontem (anteontem) no Mercado São Sebastião e embarcou num Astra para a Vila dos Pinheiros. Quando ele chegou hoje (ontem) pela manhã, fizemos a apreensão. Vamos investigar tudo para chegar a outros nomes. Queremos saber quem vende a droga para ele. Tem gente mais alta que ele. Lucas é um criminoso que tem contatos importantes.

Lucas de Lima foi indiciado por tráfico e, segundo o policial, será acusado também de formação de quadrilha. O traficante, ao chegar ao Mercado São Sebastião, estava num Astra branco, que também foi apreendido. Segundo o delegado Marcus Vinicius Braga, os 1.500 quilos de arroz Sabor Sul (do Moinho Iguaçu Agropecuária Ltda, de Navegantes, em Santa Catarina), que disfarçavam os pacote de maconha, serão doados para o Centro Espírita Ramatis, da Rua José Higino, na Tijuca.

¿ A Polícia Civil tem observado algumas rotas. Temos hoje policiais até fora do Rio, acompanhando alguns desses caminhos, para fazer com que a droga não chegue a ser distribuída ¿ disse o secretário de Segurança.

Para que o caminhão que transportava as 5,6 toneladas de maconha entrasse no estacionamento da delegacia, a Rua do Lavradio ficou fechada ao trânsito por 20 minutos. Pela manhã, o governador Sérgio Cabral, que estava num evento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Manguinhos, voltou a reforçar o discurso de que não vai dar trégua no combate ao tráfico de drogas.