Título: Lula recebe nova carteira de trabalho
Autor: Gois, Chico de; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 01/05/2008, Economia, p. 30

Documento agora é informatizado.

BRASÍLIA. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançou ontem a nova carteira profissional, que será informatizada e terá um código de barras que permitirá ao empregado ter acesso a informações como registros de trabalho, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego e abono salarial. Paralelamente, um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) permitirá a emissão do Cartão de Identidade do Trabalhador (CIT), com foto e impressão digital, pelo qual o empregado também obterá, nos terminais de qualquer agência da CEF, dados sobre sua vida trabalhista.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu ontem a primeira carteira no novo modelo, em seu próprio nome, pediu para o Ministério do Trabalho e a CEF estudarem uma forma de facilitar a renovação do documento por meio das empresas. Lula lembrou que o trabalhador anda com a carteira no bolso e ela fica "bem fubanga". O novo documento, diz, terá um prazo de validade maior.

O ministro do Trabalho disse que a renovação dos 65 milhões de documentos deve levar de cinco a seis anos. A substituição começará por Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, que têm os menores estoques de carteiras antigas. A mudança contemplará, inicialmente, os que estão tirando a carteira pela primeira vez.

Lula disse ainda que vai enviar um projeto de lei à Câmara dos Deputados garantindo assento nos conselhos de empresas e autarquias para os empregados.