Título: CNBB pede atenção a desempregados
Autor: Barbosa, Adauri Antunes; Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 02/05/2008, O País, p. 5

Em nota, entidade também defende jornada de 40 horas semanais.

BRASÍLIA. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou ontem uma nota oficial conclamando os brasileiros a pensar no valor do trabalho e a dar atenção aos desempregados. "Pouco se reflete sobre o sentido do trabalho. Fala-se muito no crescimento da renda, nos investimentos financeiros e produtivos, no poder de consumo dos pobres emergentes e beneficiários dos programas sociais do governo. Sabe-se, porém, que em meio a tudo isso cresce o drama de jovens e adultos sem emprego ou vivendo no subemprego", diz o texto, assinado pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e pelo secretário-geral da instituição, Dom Dimas Lara Barbosa.

No mesmo comunicado, a confederação manifestou apoio à campanha pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem diminuição dos salários. O documento também critica "o modelo econômico e financeiro hegemônico, concentrador de riqueza, adotado sem restrições e voltado exclusivamente para o consumo".

Para a entidade, esse sistema pode levar as pessoas a "esquecer os ideais de partilha, de pôr em comum os bens, de implantar a paz, superando as raízes da violência e da injustiça". O texto, divulgado na data em que se comemora o Dia do Trabalho, defende também o acesso à terra e emprego para todos, água e alimento distribuídos com igualdade, proteção à natureza e respeito às nações indígenas e quilombolas.