Título: WSJ: endosso esperado
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 02/05/2008, Economia, p. 27
Britânico "FT" prevê mais investimento.
A concessão do grau de investimento ao Brasil ganhou espaço ontem em importantes diários de negócios, como o americano "Wall Street Journal" e o britânico "Financial Times", além do "Washington Post". O "Journal" afirmou que a nova classificação foi um "endosso grandemente esperado das recentes mudanças políticas e econômicas no maior país da América Latina". E acrescentou que, antes economicamente instável, o Brasil conseguiu estabilizar sua economia e vem desfrutando de um crescimento mais previsível, com uma menor interferência política.
Já o britânico "FT" ressaltou que o Brasil agora está no mesmo patamar que seus colegas no chamado Bric - Rússia, Índia e China -, que já tinham grau de investimento. O jornal afirmou que a nova classificação deve atrair mais investidores e baratear o custo do crédito, o que, pelo menos em teoria, acabará por acelerar o crescimento do país.
A notícia também ganhou espaço no canadense "Globe and Mail" e no "International Herald Tribune". Já os jornais latino-americanos, apesar da proximidade geográfica, não registraram o fato em suas edições de ontem.