Título: Ministra sob pressão
Autor: Fernandes, Diana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 05/05/2008, O País, p. 4

Oposição cobrará explicação sobre dossiê.

BRASÍLIA. A oposição vai cobrar esclarecimentos da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em sua ida à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado, na quarta-feira. O motivo oficial da convocação é para que ela fale sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas os senadores vão aproveitar a sua presença para perguntar sobre a produção e o vazamento do dossiê com dados sobre gastos sigilosos do governo Fernando Henrique.

- Ela tem a obrigação de falar sobre o dossiê: quem fez, por que fez e com que objetivo - disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN). - Se ela responder sobre todos os assuntos, como PAC, dossiê e cartão corporativo, não precisará voltar à comissão. Está nas mãos dela.

O presidente da Comissão de Infra-Estrutura, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), prevê que o início da sessão será conturbado. Ele pretende conversar com os autores da convocação de Dilma: Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que deseja tratar do PAC e da Usina Hidrelétrica de Belo Monte; e Mário Couto (PSDB-PA), que quer ouvi-la sobre o dossiê.

- Não se pode cercear a palavra dos senadores. Se quiserem tratar do dossiê, poderão fazer isso no tempo que tiverem, mesmo que não seja esse o motivo (da convocação). A todos será assegurada a palavra - disse Perillo.