Título: Paulinho poderá ser investigado por Corregedoria e Conselho de Ética
Autor: Jungblut, Cristiane; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 06/05/2008, O País, p. 4

EMPRÉSTIMOS SOB SUSPEITA: PDT cobrará explicações do presidente da Força

Chinaglia e PSOL decidem hoje se encaminham pedido de apuração do caso

Cristiane Jungblut e Maria Lima

BRASÍLIA. Presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) terá de dar explicações hoje à cúpula do seu partido e também poderá ser investigado pela Corregedoria e pelo Conselho de Ética da Câmara pelo suposto envolvimento no esquema de propina para liberação de empréstimos do BNDES. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), decide hoje se encaminha ou não à Corregedoria da Casa um pedido de investigação sobre o deputado pedetista. E o PSOL discutirá, em reunião da executiva, se entrará com representação contra o parlamentar no Conselho de Ética.

O deputado, suspeito de receber R$325 mil de propina, segundo a Polícia Federal, teve seu nome citado em conversas gravadas pela PF na Operação Santa Tereza, que investiga um esquema de liberação de verbas do BNDES para prefeituras.

Chinaglia disse que está analisando o caso e voltou a lembrar que o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que parlamentares não estariam sendo investigados pela PF:

- Amanhã (hoje) decidirei se vou encaminhar o caso à Corregedoria ou não. Existe uma situação em que toda a imprensa vem perguntando sobre a situação específica deste deputado.

Caso seja encaminhado pedido de investigação, o corregedor Inocêncio de Oliveira (PR-PE) deverá ouvir o parlamentar e outras testemunhas. Recolhidas as informações já apuradas pela Polícia Federal ele, então, redigirá parecer indicando a absolvição ou abertura de processo no Conselho de Ética por quebra de decoro. Se optar pela absolvição, seu parecer tem que ser aprovado pela Mesa. Se pedir abertura de processo, a Mesa encaminha representação ao Conselho.

"As denúncias são graves"

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) antecipou que seu partido vai buscar informação na PF para embasar a eventual representação ao Conselho:

- As denúncias são graves e vamos buscar informações para fugir do arquivamento prévio de denúncias no Conselho por inconsistências. A gente quer chegar lá bem fundamentado.

Já o PDT espera para hoje explicações do deputado Paulo Pereira da Silva em reunião da executiva. O presidente do PDT e líder na Câmara, Vieira da Cunha (RS), afirmou:

- Um nome da expressão do Paulinho envolvido no noticiário é constrangedor. Não podemos condená-lo nem absolvê-lo sumariamente. Temos que ter elementos. É um companheiro que merece toda confiança.

Segundo o deputado gaúcho, o PDT aguarda a posição do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar ou não abertura de investigação. Aos colegas do PDT, Paulinho tem dito que não teve acesso ao processo, o que dificulta a resposta pública.

Chinaglia voltou a criticar a PF, que filmou atividades de Paulinho e do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) nos corredores da Casa. Ele discutiu o assunto ontem com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, de quem recebeu apoio.

- A Polícia Federal exerceu uma ação sem autorização do Supremo e, portanto, errou e desrespeitou o poder Legislativo. A PF terá que prestar contas - disse Chinaglia.

- É precedente gravíssimo. O Parlamento tem uma simbologia: é a Casa da cidadania e não é bom ver a polícia dentro do Parlamento - disse Cezar Britto, defendendo a investigação nos limites da lei.