Título: Cid Gomes tem 30 dias para explicar viagem
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 06/05/2008, O País, p. 5

Governador do Ceará terá de apresentar dados sobre sogra.

FORTALEZA. O governador Cid Gomes tem 30 dias corridos, contados desde ontem, para enviar ao Tribunal de Contas do Ceará (TCE) esclarecimentos sobre a viagem que fez à Europa entre 30 de janeiro e 9 de fevereiro deste ano, num jato fretado por R$388,5 mil. Entre outras informações, é pedido o relatório das atividades realizadas. Em dez dias, o grupo visitou cinco países.

A polêmica sobre o aluguel do jato ganhou grande proporção quando foi divulgada a lista dos passageiros: além da sogra do governador, Pauline Carol Habib Moura, viajaram as esposas de um secretário e de um assessor. Na denúncia ao TCE, o deputado Heitor Férrer (PDT) pede o ressarcimento do valor equivalente ao gasto com as três passageiras, em torno de R$166 mil.

Também começou a correr ontem o prazo de 15 dias dado pelo Ministério Público para que sejam encaminhadas informações sobre a mesma viagem. O órgão instaurou inquérito civil público na última semana. Além da viagem à Europa, está sendo investigado o percurso que Cid Gomes fez até San Martin, no Caribe, e de lá para Washington, nos Estados Unidos, em fevereiro do ano passado. Segundo o governo, o primeiro trecho da viagem teve caráter particular e foi pago pelo próprio Cid.