Título: Lula vetará aumento de aposentados
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 06/05/2008, O País, p. 8

Presidente diz que igualar reajuste pelo mínimo é promessa "incumprível".

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em entrevista à TV Cultura de São Paulo, que vetará o aumento das aposentadorias para quem ganha acima do piso da Previdência Social, aprovado na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente, a União não tem dinheiro para isso:

- É humanamente impossível você fazer um fator previdenciário, você igualar para os trabalhadores aposentados o aumento que você dá para o salário mínimo, ou seja, não tem caixa, não tem dinheiro para isso. É simplesmente isso - disse Lula, em entrevista que foi ao ar ontem à noite.

Lula garantiu que não sancionará qualquer projeto aprovado na Câmara ou no Senado que "não for compatível com a possibilidade de o governo pagar" e que não fará promessa "incumprível" (sic).

O presidente ainda defendeu o desconto nos salários dos servidores públicos em greve:

- Defendo o direito de greve. Agora, as pessoas precisam compreender que eu ganho um salário pelos dias, pelas horas que trabalho. Ora, se eu não trabalho, quero ficar em greve 30 dias, 20, 40, 50 dias, e eu pago o salário, isso não é greve, é férias. Então, a ordem que o Ministério do Planejamento tem é descontar os dias das pessoas que estão em greve.

Lula disse concordar com a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o desconto dos dias dos servidores em greve:

- As pessoas querem aquilo que o Estado não pode pagar. Eu sou amplamente favorável ao cumprimento da decisão da Suprema Corte. Não trabalhou, não ganha.