Título: Tupi: Petrobras antecipará produção
Autor: Schreiber, Mariana
Fonte: O Globo, 07/05/2008, Economia, p. 21

HOUSTON (EUA) e RIO. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem que a produção da área de Tupi, na Bacia de Santos - onde a empresa estima existir até oito bilhões de barris de óleo recuperável - será antecipada de 2010 para 2009. Sobre a área de Carioca, próxima a Tupi, ele preferiu não fazer estimativas. No mês passado, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, afirmou que a região poderia ter até 33 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

- Suspeitamos que os volumes são muito grandes, mas não sabemos se as reservas são contíguas. Temos que furar mais poços para conseguirmos maior precisão - disse.

O diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, disse que informações mais específicas serão conhecidas no fim do mês, quando os resultados do último teste de poço no pré-sal ficarão prontos.

Em Houston, nos EUA, Gabrielli disse que a empresa planeja captar US$5 milhões até o fim do ano para financiar a exploração de petróleo na camada do pré-sal, onde fez grandes descobertas nos últimos meses. Ele disse que o financiamento se dará por meio de emissão de bônus, mas não especificou se as operações serão em mercado brasileiro ou internacional.

Gabrielli defendeu ainda a eficiência energética do etanol da cana-de-açúcar e disse que a Petrobras pretende ter um papel importante em seu comércio e distribuição. A empresa tem mais de cem navios contratados para transportar o combustível, e representantes comerciais em EUA e Europa.

- Hoje, vendemos mais etanol que gasolina para automóveis no Brasil, e 100% dos novos automóveis feitos no país são flex fuel - disse ele, acrescentando que, no Brasil, a produção de alimentos aumentou com a ajuda do etanol. (Juliana Rangel, com agências internacionais)