Título: Onda de solidariedade
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2009, Brasil, p. 10

Ao mesmo tempo em que aumentam os estragos causados pelo mau tempo, cresce a mobilização da sociedade para arrecadar donativos aos atingidos pelas cheias. Ontem à noite, a prefeitura de Teresina promoveu o Show da solidariedade, que reuniu diversos artistas da capital piauiense, entre cantores, atores e o grupo Balé da Cidade de Teresina. Para assistir às apresentações, o público doou alimentos, lençóis, roupas, sapatos, cobertores, leite em pó e produtos de higiene.

Os produtos arrecadados serão entregues à Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social. No estado, 37 municípios estão em situação de emergência. Há ainda 4.149 desabrigados e 9.681 desalojados. Ontem, cerca de 2,6 mil quilos de alimentos foram distribuídos nas comunidades Alegria e Humaitá, na zona sul da capital. Lá, plantações de arroz, milho, mandioca e feijão foram levadas pelas enchentes.

Segundo o lavrador Francisco Mesquita de Sousa, morador da comunidade Humaitá, toda a sua roça foi perdida nas chuvas. ¿A ajuda chegou em boa hora, pois minha família já estava passando fome. Essa foi a primeira cesta que recebemos e ainda precisamos recuperar nossa plantação, que é o que sustentava todos na minha casa¿, disse.

Brasília Encabeçada pela cantora Alcione, o Maranhão, que soma 72 municípios prejudicados, também conta com uma campanha de arrecadação para as vítimas dos temporais. A iniciativa tem a solidariedade dos apresentadores de televisão Ana Maria Braga e Netinho e deve incluir um show beneficente em Brasília, com a participação de vários artistas, em data a ser definida.

De acordo com o coordenador da campanha, Francisco Escórcio, a campanha arrecadou até o momento cerca de mil colchões, 40t de arroz, 42t de roupas, além de mantimentos que deverão chegar ao Maranhão nos próximos dias. Algumas doações começaram a chegar ao estado no sábado passado. Aeronaves do tipo Hércules C 130, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousaram no Aeroporto Internacional Cunha Machado, trazendo colchões, kits salvamento, além de equipe de militares do Corpo de Bombeiros de São Paulo especializada em tragédias.

No Distrito Federal, a campanha S.O.S. Nordeste, coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, espera arrecadar pelo menos 100t de donativos. Quem quiser fazer sua doação pode procurar as administrações regionais de todas as cidades, quartéis da PM e do Corpo de Bombeiros, além de vários outros pontos de coleta.

S.O.S. NORDESTE Doações de alimentos não perecíveis, remédios, colchões, água, roupas e agasalhos coordenadas pelo GDF. Informações: 3905 -7143 e 3905 - 7148