Título: China: vírus letal já chegou a Pequim
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 07/05/2008, Ciência, p. 32

Autoridades fecharam temporariamente creches para evitar a disseminação da epidemia

PEQUIM. Autoridades chinesas divulgaram novos números da infecção pelo vírus intestinal enterovírus 71 ou EV71. Até agora, 12.164 crianças foram contaminadas em todo o país, e 26 morreram da doença que ataca as mãos, os pés e a boca. Todas tinham menos de 6 anos de idade, a maioria menos de 2 anos. Trata-se de um aumento de 138% em relação aos cinco mil casos relatados anteontem. E o vírus, altamente contagioso, já chegou à capital chinesa.

Na nova contagem, Pequim, que não aparecia antes nos registros oficiais, registrou 1.492 casos até ontem, dos quais 818 em crianças de jardins de infância espalhados pela cidade. Creches foram fechadas temporariamente na capital chinesa para evitar uma possível disseminação da infecção.

A quantidade de crianças infectadas nas creches não foi confirmada e elas estão sendo examinadas para comprovar a infecção pelo enterovírus. Médicos não sabem se os casos em Pequim estão relacionados aos do resto do país.

A Organização Mundial de Saúde disse que o vírus não ameaça às Olimpíadas, mas advertiu que a epidemia ainda não atingiu seu pico.

Os dados foram informados pela agência de notícias estatal Xinhua, destacando que o aumento drástico dos casos notificados ocorreu em função de um maior rigor das autoridades de saúde chinesas com o registro e a comunicação da doença, segundo o vice-chefe do Escritório de Saúde da cidade de Guangzhou, Tang Xiaoping.

¿ Este tipo de infecção ocorre geralmente entre maio e julho. E se espera um aumento no número de casos nos próximos meses nos jardins de infância ¿ disse o pesquisador Wu Jiang, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China. ¿ Apesar disso, a situação atual é normal, foram tomadas medidas preventivas e as pessoas não devem entrar em pânico.

No caso de ataque pelo EV71, a doença se manifesta com lesões na mucosa oral, nas mãos e nos pés, além de febre. Em casos mais graves, ela causa paralisia e meningite viral. A infecção que não precisava ser notificada pelos governos locais às autoridades superiores, passou a ser desde a semana passada.

Falha no diagnóstico é motivo de punição

Quase ao mesmo tempo, o governo chinês começa a punir médicos e governantes que falham na tarefa de diagnosticar e comunicar prontamente o ataque do vírus.

Na cidade de Fuyang, na província de Anhui, o local com o maior número de casos e mortos até agora (4.496 e 22, respectivamente), cinco médicos foram multados e afastados temporariamente de seus empregos por diagnosticarem erradamente as doenças derivadas do EV71 ou por cobrarem taxas acima do normal por vacinas ou remédios de combate à doença.

*Com agências internacionais.