Título: Serra sai na frente
Autor:
Fonte: O Globo, 11/05/2008, O Globo, p. 2
Ao apoiar a candidatura do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o tucano José Serra conquistou o DEM. Para o Democratas, Serra é quem melhor encarna a aliança histórica que sustentou o governo FH. Depois de apoiar Geraldo Alckmin em São Paulo, defender uma aliança com o PT em Belo Horizonte e se refestelar com o PMDB, o tucano Aécio Neves já não tem aliados de peso no DEM.
Só para garantir
O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), fez uma rodada de conversas com o PT semana passada. Reuniu-se com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), e com os deputados paulistas João Paulo Cunha e Cândido Vaccarezza, além do líder Maurício Rands (PE). Queria checar a quantas anda o acordo para que ele seja o próximo presidente da Casa. Ouviu que, se depender do PT, ele ocupará o cargo. O apoio do PMDB à candidatura de Gilberto Kassab (DEM) em São Paulo não abalou o trato. Mas foram levantadas preocupações com as movimentações de Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Ciro Nogueira (PP-PI).
Eu duvido que o Mario Covas tenha recebido do Fernando Henrique Cardoso 30% do que eu já dei para o José Serra" - Luiz Inácio Lula da Silva, presidente
NÃO DORME EM SERVIÇO. O grau de investimento concedido ao Brasil pela Standard & Poor"s acabou gerando uma ciumeira na equipe econômica. No dia em que a notícia saiu, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não estava em Brasília, mas fez questão de participar de uma videoconferência para comentar. Também deu uma série de entrevistas. Os seus desafetos ressaltam: nem citou o presidente Lula.
Por fora
Uma das estratégias eleitorais do prefeito Gilberto Kassab é convencer os eleitores de que ele é o candidato da cidade e da pacificação política. Enquanto isso, torce para Geraldo Alckmin e Marta Suplicy travarem uma guerra eleitoral.
FH desiste de ir ao Senado
Depois de confirmar presença, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou sua participação em audiência pública, na próxima quarta-feira, para debater o parlamentarismo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Explicou a Marco Maciel (DEM-PE) que este não é o melhor momento para ir ao Congresso. Não queria ser questionado sobre o dossiê com seus gastos e de dona Ruth na Presidência da República.
"Crise de casal"
Um integrante da cúpula do PSB define como "crise de casal" a relação do partido com o presidenciável Ciro Gomes. A direção do PSB gostaria que ele participasse mais dos debates internos. Já Ciro gostaria que todo o partido se engajasse em sua candidatura. E não pegou bem Ciro admitir uma candidatura a vice-presidente numa chapa com Aécio Neves. Como Ciro tem mais intenções de voto do que o tucano, o partido acha que ele não deveria ter tornado isso público.
TUCANOS mineiros insistiram para que a cúpula do DEM fosse à Festa do Zebu, em Uberaba. Queriam armar um encontro com o governador Aécio Neves. Os democratas que estão na ativa não foram.
PRÓXIMA ESCALA. Depois de ir ao Iraque, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) estará no Timor Leste, entre 16 a 21 de junho, defendendo o programa Renda Mínima.
LEVANTAMENTO feito pelo site Congresso em Foco mostra que há 114 deputados pré-candidatos nestas eleições. Desses, 87 são governistas. Os partidos com mais candidatos são PT, com 17, e PMDB, com 16.
Reforço
O cientista político Antonio Lavareda despacha periodicamente na presidência do DEM. Ele foi contratado para dar consultoria eleitoral aos deputados que vão disputar prefeituras em outubro. Oito deputados são pré-candidatos.