Título: Lula diz ter orgulho de depoimento de Dilma
Autor: Gois, Chico de ; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 09/05/2008, O País, p. 9
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu esconder sua satisfação e ontem parabenizou publicamente, duas vezes, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, por seu depoimento na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, na véspera. O primeiro elogio foi em discurso, de manhã, em solenidade de lançamento do Plano Amazônia Sustentável (PAS), no Palácio do Planalto. Lula disse a ela que o governo está orgulhoso por seu desempenho.
- Quero lhe parabenizar, Dilma, pela sua participação ontem no Senado. Certamente, você foi motivo de orgulho para quem, junto com você, participa do governo, e para o povo brasileiro - disse Lula, de manhã.
O presidente também elogiou o Senado:
- Também quero ressaltar aqui, para fazer justiça, o comportamento democrático do Senado. As pessoas fizeram as perguntas que tinham que fazer, mas acho que foram civilizadas, ao perguntar e no debate. Quero dizer aqui, na sua frente (de Dilma), que fiquei bem impressionado com o grau democrático que o Senado teve com você. Se todos forem tratados assim, que tenha mais debates, porque acho que será bom para a sociedade brasileira.
"Agripino achou que iria abafar"
À tarde, Lula comentou a intervenção do líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), que, no início do depoimento de Dilma, disse que ela mentiu na época da ditadura, quando foi torturada, o que constrangeu até oposicionistas:
- Acho que o Agripino fez o que não devia fazer. Mas, de qualquer forma, um homem com a experiência política dele achou certamente que iria abafar, iria colocar a Dilma numa situação delicada. Ou seja, no fundo, no fundo, acho que ele é que ficou numa situação delicada.
Para Lula, Dilma respondeu a todas as perguntas sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Sobre o dossiê, disse:
- As perguntas sobre o dossiê eu já sabia. Eles vão passar a vida inteira perguntando e nós vamos passar a vida inteira fazendo nosso cadastramento, nosso banco de dados, porque temos obrigação de fazer isso.