Título: Após atuação de Agripino, oposição admite que não sabe fazer oposição
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 09/05/2008, O Páis, p. 9

Presidente do Senado propõe fim da CPI do Cartão Corporativo

Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. Um dia depois do depoimento da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, senadores da oposição e da base governista que costumam criticar o governo fizeram ontem um mea culpa no plenário do Senado, em relação à atuação dos senadores na sessão da Comissão de Infra-estrutura. Enquanto o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) lamentava a falta de preparo da oposição para o embate e o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmava que a oposição tinha perdido um round na batalha política, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), defendeu o fim da CPI Mista do Cartão Corporativo. Garibaldi disse que Dilma "respondeu satisfatoriamente a todas as questões".

- Se não houver nenhum fato novo, essa CPI está marchando para o fim e deve ser cautelosa para que se tenha um fim honroso para o Congresso Nacional, apurando tudo o que for necessário, mas encerrando também na hora em que está se fazendo necessário encerrar. A história do dossiê, convenhamos, não é para uma CPI, mobilizando senadores que têm que tratar de outros assuntos - disse Garibaldi.

Agripino diz que Dilma se fez de vítima

Jarbas Vasconcelos lamentou o comportamento do colega Agripino Maia (RN), líder do DEM, afirmando que o senador fez uma "pergunta inadequada". No depoimento de Dilma, Agripino se referiu à época em que ela foi presa política e, ao ser torturada, mentiu em depoimentos, sugerindo que ela também poderia mentir anteontem.

Álvaro Dias - que admitiu ontem ter vazado o dossiê - disse que a ministra não explicou quem o elaborou, mas admitiu que Dilma saiu vitoriosa.

- Temos que fazer a autocrítica e reconhecer que ontem (anteontem) perdemos um round nessa batalha política oposição versus governo. Sem dúvida, a ministra Dilma sai politicamente fortalecida. O seu projeto político ganha consistência, já que foi eleita pelo presidente Lula a sua candidata para 2010 - disse Dias.

Para Jarbas, a oposição deveria ter se preparado melhor:

- Tenho certeza de que, se tivéssemos nos reunido antes, a oposição de modo geral talvez não tivesse passado pelo vexame que passou ontem.

O próprio Agripino foi à tribuna do Senado para explicar sua atuação. Disse que foi mal-interpretado e que Dilma distorceu suas declarações e conseguiu se transformar em vítima. Não pediu desculpas.

- Dilma me deu uma resposta enviesada, no rumo que ela desejava, emocionando-se e vitimizando-se. Ela usou de esperteza. Fui mal-interpretado. Faz parte da vida pública.