Título: Não há nações indígenas
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 09/05/2008, O País, p. 12

Jobim defende reforço das Forças Armadas

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que o reforço da presença das Forças Armadas em todas as fronteiras faz parte de um plano estratégico:

- Houve uma discussão de que Forças Armadas não poderiam estar em terra de índio, dependeria de autorização. Mas ontem (anteontem) o presidente autorizou o decreto determinando que o Exército e as outras Forças tenham unidades militares dentro de terras indígenas, em região de fronteira. Para dizer claramente, terra indígena é terra brasileira, é propriedade da União, afetada ao usufruto indígena. Terra indígena é compatível, faz parte da soberania nacional. Os índios integram a nação brasileira. Não há nações indígenas. Existe brasileiro que é indígena.

Jobim disse que haverá reunião em Brasília, em 30 dias, para detalhar o plano de ampliação da rede de pelotões. A execução depende de orçamento. Segundo ele, há pontos na Amazônia onde a presença dos pelotões é mais rarefeita:

- É o caso de Roraima, no norte, junto ao Amapá. Já na parte Oeste, no nordeste do Amazonas, Cabeça do Cachorro, precisa criar alguns postos nossos. Mas, fundamentalmente, alterando a logística de deslocamento, pela construção de pistas de concreto na Amazônia.