Título: Lula lança plano com projetos já em execução
Autor:
Fonte: O Globo, 09/05/2008, O País, p. 13

Para a Amazônia, estão previstas obras e reflorestamento

BRASÍLIA. O Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado ontem pelo presidente Lula, reúne ações e projetos já em execução, inclusive do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além de obras de infra-estrutura previstas no PAC, o plano inclui a chamada Operação Arco Verde, que destina R$1 bilhão para financiamento de projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas na Amazônia.

O financiamento terá juros de 4% ao ano, prazo de pagamento de 20 anos e até 12 anos de carência. Os recursos virão do Orçamento Geral da União e dos fundos constitucionais do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. A Operação Arco Verde reúne ações emergenciais, de ordenamento fundiário e territorial, ambientais e de fomento às atividades sustentáveis.

- O PAS é um programa que vem sendo implementado por um conjunto de medidas que já estão em curso e outras que serão aprofundadas - disse a ministra Marina Silva.

Estão previstas políticas de garantia de preço mínimo e realização de leilões para escoamento dos produtos extrativistas. Somente para compra de produtos extrativistas no Acre estão previstos R$84 milhões, neste ano. Entre as medidas emergenciais, está a aceleração da liberação de seguro-desemprego para os demitidos nos municípios atingidos pela Operação Arco de Fogo, contra madeireiros na Amazônia. Há a previsão de distribuição de cestas básicas para 40 mil famílias.

A solenidade, no Palácio do Planalto, reuniu sete governadores e um vice-governador da Amazônia Legal - Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Amapá, Mato Grosso e Maranhão. Faltou o representante de Roraima. O plano reúne 13 ministérios e outros dez órgãos do governo federal, incluindo o Banco do Brasil.

- Não estamos sendo o primeiro nem o último governo que tenta fazer alguma coisa pela Amazônia - disse Lula.