Título: Bolsa bate recorde. Lula: ninguém segura o país
Autor: Rangel, Juliana; Ribeiro, Efrém
Fonte: O Globo, 06/05/2008, Economia, p. 21

Presidente admite controle em caso de enxurrada de dólares com grau de investimento. Bovespa fecha acima de 70 mil pontos

RIO, TERESINA, SÃO PAULO e BASILÉIA. Ainda influenciada pelo grau de investimento dado pela Standard & Poor"s (S&P) ao Brasil na semana passada, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) bateu ontem recorde de pontuação pelo terceiro pregão consecutivo. O Ibovespa se descolou das bolsas americanas - puxadas para baixo pela queda de 15% da Yahoo! - e fechou em alta de 1,17%, aos 70.174 pontos. O risco-país recuou 1,99%, para 197 pontos centesimais, a menor cotação desde novembro de 2007. Já o dólar subiu 0,48%, para R$1,658.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao comentar ontem em Teresina a nota do Brasil, recorreu a uma frase famosa durante o regime militar: "Ninguém segura este país":

- Soube da notícia pela televisão. Eu nem sabia o que era e fui ligar para o Celso Amorim (ministro das Relações Exteriores): "O que é isso?" Ele disse que era grau de investimento. Fiquei ainda mais confuso.

Ao fim do discurso, falou:

- Olha, se a coisa continuar do jeito que está, vocês podem ficar certos de uma coisa: ninguém segura este país chamado Brasil. Ninguém segura! A gente pode fazer muito mais.

Na sexta-feira, em entrevista à TV Cultura, de São Paulo, transmitida ontem à noite, Lula disse querer "todos os dólares do mundo", mas que o Conselho Monetário Nacional saberá discutir opções, como a alta da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

- Temos que ter mecanismos para não misturar o dólar que entra para o setor produtivo com o dólar que vem para a especulação. (Para tentar inibir) esse, já criamos o IOF, de 1,5%. Se for preciso cria-se mais, o Conselho Monetário saberá o momento adequado de discutir isso - disse Lula, defendendo uma "euforia comedida" com relação ao grau de investimento. - Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

O grau de investimento também foi assunto na reunião dos bancos centrais do mundo, na Basiléia. Para o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, foi um fato notável para o Brasil. Já o presidente do BC brasileiro, Henrique Meirelles, disse que isso vai atrair mais capital de longo prazo para o país:

- Os fundos de pensão ou de investimento de longo prazo tendem a aumentar gradualmente sua participação.

(*) Correspondente

Confira o andamento do mercado em tempo real no seu celular http://globon.mobi