Título: Empresas investem em novos clientes
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 06/05/2008, Economia, p. 23
Executivos aumentam aposta em conquista de consumidores, diz pesquisa
SÃO PAULO. Mesmo diante de uma possível recessão nos Estados Unidos e seus efeitos sobre a economia mundial, dois terços dos diretores-executivos (CEOs) de médias e grandes empresas com diferentes graus de atuação global apostam num aumento do poder de compra dos consumidores no mundo e, por isso, estão elevando para 27,5% dos investimentos totais de suas empresas os recursos destinados a conquistar novos clientes nos próximos três anos. Essa fatia é 19% maior do que há dois anos, revela a terceira edição do "Estudo Global com CEOs" realizada pela IBM, que será apresentada hoje pelo presidente mundial da empresa, Sam Palmisano.
Nas economias emergentes, com elevadas taxas de crescimento (como China, Índia e Brasil), os investimentos na captura de consumidores é ainda maior: varia de 30% a 34% dos gastos totais. Na corrida por esses consumidores, os executivos dizem que pretendem buscá-los explorando novos mercados (25%), atraindo parceiros de negócios (15%) e investindo em novos segmentos de negócios (12%). O estudo, baseado em entrevistas com 1.130 CEOs de 40 países que atuam em 32 diferentes setores, é feito a cada dois anos desde 2004. (Ronaldo D"Ercole)