Título: CNI: indústria teve o melhor primeiro trimestre dos últimos cinco anos
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 06/05/2008, Economia, p. 23

Vendas reais cresceram 7,6% e massa salarial foi ampliada em 6,8%

BRASÍLIA. A indústria brasileira viveu em 2008 o melhor primeiro trimestre dos últimos cinco anos, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Desde o início da série da entidade, em 2003, faturamento, horas trabalhadas e emprego não apresentavam um ritmo de expansão tão elevado. As vendas reais cresceram 7,6% sobre o registrado no mesmo período do ano passado. As horas trabalhadas saltaram 6%, a massa salarial foi ampliada em 6,8%, e o emprego apresentou expansão de 4,9%, na mesma base de comparação.

A entidade informou que o índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) saiu de 82,2% em março de 2007 para 82,6% no mesmo mês deste ano. O índice dessazonalizado para março deste ano ficou em 83,1%. Frente a fevereiro, houve expansão de 0,1 ponto percentual.

Para os técnicos da CNI, "a intensificação da atividade industrial no início de 2008 sem resultar em acréscimos do nível da utilização da capacidade instalada indica a ampliação da capacidade produtiva". O temor de uma eventual saturação da indústria existe no governo, que quer evitar inflação por excesso de demanda, que elevaria ainda mais os juros no país.

Em março, a indústria vendeu 1,7% mais que o mesmo mês do ano passado. A comparação dessazonalizada - que compensa feriados, dias úteis e eventos específicos - indica que o faturamento real do setor caiu 0,5% em março em relação aos resultados de fevereiro.