Título: Brasil não apóia novo estatuto
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 06/05/2008, O Mundo, p. 26

BRASÍLIA. O governo brasileiro não vai apoiar o estatuto autonômico aprovado em referendo no último domingo, em Santa Cruz, se não houver uma solução negociada. A mesma posição foi tomada por Argentina e Colômbia, países que com o Brasil formam o Grupo de Amigos da Bolívia.

Em entrevista ao blog do jornalista Luiz Carlos Azenha, no site Terra, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o Brasil respeita as decisões internas da Bolívia, mas avisou que o governo brasileiro não reconhece qualquer tentativa de separatismo que ameace a integridade territorial do país vizinho:

- Obviamente, não favoreceremos nada que ameace a integridade territorial da Bolívia.

Segundo Amorim, há alguns dispositivos preocupantes no estatuto autonômico que precisam ser negociados, uma vez que poderiam causar "embaraço ao governo nacional".

- Como o Mercosul vai botar tarifa zero para todos os produtos bolivianos se a aduana em Santa Cruz for diferente? Não é que sejamos contra o princípio da autonomia. A questão é como se faz, quem convoca - disse.

Fontes da área diplomática informaram que o ministro vem mantendo contatos com seus colegas da Colômbia e da Argentina sobre o assunto. (Eliane Oliveira)