Título: Conceição Tavares: agências são vigaristas
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 09/05/2008, Economia, p. 39

Economista diz que grau de investimento é ruim para o país

Mariana Schreiber

Na contramão da comemoração quase geral após o Brasil virar país seguro para investir - selo dado pela agência de classificação de risco Standard & Poor"s-, a economista Maria da Conceição Tavares disse ontem que a nova avaliação "é ruim". Segundo ela, o grau de investimento ampliará o endividamento externo brasileiro e trará capital especulativo. Com a língua ferina de sempre, Conceição Tavares classificou as agências de risco de "vigaristas por terem sido coniventes com a especulação americana", ao certificar como seguro o mercado de subprime nos EUA.

- Esses palermas desses caras da agência de risco, em vez de darem o investment grade quando estávamos totalmente bem, inclusive no balanço de pagamentos, não deram, deram ao Peru. Agora estamos com déficit (externo) e, ao dar (a nota), piora, pois tomam empréstimo lá fora e a moeda valoriza mais - disse, fazendo rir o auditório de universitários da PUC-Rio.

A economista, ex-deputada pelo PT, atacou a recente alta de juros pelo Banco Central, frisando que a inflação é mundial e, em diversos países, supera a meta fixada pelos governos.

- O nosso BC é tão ortodoxo, tão ortodoxo, que, apesar de não estarmos estourando a meta da inflação, ele resolveu aumentar os juros.