Título: Lenha no forninho
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 13/05/2008, O Globo, p. 2

Mesmo que o secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Pires, resolva assumir a responsabilidade sobre o dossiê com os gastos do ex-presidente Fernando Henrique, não vai encerrar o assunto. O assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Fernandes, antecipou à oposição que afirmará, na CPI do Cartão, que Aparecido lhe disse que o dossiê foi feito a mando da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra.

Dilma, tiro ao alvo e trampolim

A oposição está determinada a alvejar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) no escândalo do dossiê. O primeiro passo será obter a cabeça da secretária-executiva Erenice Guerra. O PSDB e o DEM estão convencidos de que Dilma é mesmo a candidata preferida do presidente Lula à sua sucessão. Essa também é a impressão do governador Jaques Wagner (BA), um dos nomes citados como presidenciável, com quem Lula jantou em Salvador, na semana passada. Wagner relatou a conversa para petistas e aliados, e concluiu: "Não tenho mais dúvidas. A candidata é a Dilma, e o presidente Lula fará o que puder para turbiná-la".

Hein? Ah, ah, ah! Quando a CPI fica fraquinha, o governo vem e coloca um adubo" - Sérgio Guerra, senador (PE) e presidente do PSDB

BLINDAGEM? Senadores governistas procuraram ontem a oposição para propor um acordo de procedimento para o depoimento do secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Pires, à CPI do Cartão Corporativo. Querem que ele seja tratado "com respeito". Em troca, poupariam o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), circunscrevendo o episódio à participação de seu assessor André Fernandes.

Os sem voto

Mais um suplente assumiu no Senado. É Geovani Borges (PMDB-AP), no lugar do irmão Gilvam Borges. Agora, 17 dos 81 senadores em exercício são sem voto. O Pará e o Distrito Federal são representados por dois suplentes.

Lula: "A Dilma está pegando gosto"

O BNDES foi palco ontem de um almoço improvisado com a presença do presidente Lula e comitiva. Lá pelas tantas o presidente diz: "A Dilma está pegando gosto pela candidatura. O Ricardo Kotscho fez uma entrevista com a Dilma e, quando ele tocou no assunto, ela respondeu: "Ah, não tem candidatura". Aí o Kotscho disse: "Mas por que seus olhinhos brilham tanto?"". O governador Sérgio Cabral emendou: "Eu sou o vice".

Para a platéia

Parlamentares do PDT estão aconselhando o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, a se antecipar ao corregedor da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE), e pedir a abertura de processo para investigá-lo no Conselho de Ética da Casa. Depois de colocar seu sigilo bancário à disposição, essa seria mais uma ação para tentar reduzir o desgaste político causado pelas acusações de envolvimento em esquema de desvio de dinheiro do BNDES.

A OPOSIÇÃO vai convocar José Aparecido Pires como testemunha. Mas na CPI vai propor que ele fale sob juramento. Se ele não topar, o depoimento ficará sob suspeita.

O PRESIDENTE Lula deve assinar hoje medida provisória concedendo aumento salarial para os militares.

O DEPUTADO Raul Jungmann (PPS-PE) fala sobre sua frase publicada nesta coluna, no sábado, sobre "o robertismo autoritário": "Era brincadeirinha!"

STJ

Está praticamente definida a indicação para duas das três vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça. O presidente Lula foi aconselhado a nomear os desembargadores Luis Felipe Salomão (RJ) e Geraldo Og Niceas Fernandes (PE).