Título: PF diz que Quartiero tinha arsenal e estava pronto para uma guerra
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 08/05/2008, O País, p. 5
CONFRONTO NA AMAZÔNIA: Entre os itens havia escudos com palavras de ordem
Armas e explosivos foram apreendidos na fazenda do prefeito em Raposa
BOA VISTA. Para evitar novos tumultos e protestos em Roraima, a direção da Polícia Federal decidiu transferir ontem para Brasília o fazendeiro Paulo César Quartiero, líder dos arrozeiros e maior opositor da demarcação de Raposa Serra do Sol. Ele foi preso em flagrante anteontem, acusado de porte ilegal de arma e de fabricação de artefatos explosivos, além de formação de quadrilha. No auto de prisão em flagrante de Quartiero e outras sete pessoas, a que O GLOBO teve acesso, a PF lista um arsenal de guerra encontrado num galpão da Fazenda Depósito, de Quartiero.
- Um verdadeiro arsenal, com enorme poder de fogo. Eles estavam prontos para uma guerra - disse o superintendente da PF em Roraima, delegado José Maria da Fonseca, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês.
No local, os agentes federais encontraram e apreenderam 149 tubos de material semelhante a papelão, contendo no interior substância similar a pólvora; sete papelotes semelhantes a estopins de bombas caseiras amarrados com arame fino, com pólvora e bombril no interior; 12 embalagens de naftalina, com a inscrição "desodor"; um tubo de PVC com alumínio e arame; um prendedor de roupa de cor azul com pedaços de alumínio e fio de metal; uma fita veda-rosca; um vídeo que ensinava manuseio de arma e um manual de instrução para pistola Taurus. Foram encontrados ainda escudos com "palavras de guerra" escritas.