Título: Após denúncia, Gabeira retira pedido de contagem de tempo no exílio
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 08/05/2008, O País, p. 14

Deputado diz que "querem fazer política" na Comissão de Anistia

O deputado federal e pré-candidato a prefeito do Rio pela coligação PV-PSDB-PPS, Fernando Gabeira, retirou ontem o pedido para que a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça contasse o tempo em que ficou exilado para efeito de aposentadoria. Segundo o deputado, não há mais a necessidade do benefício, pois ele está sendo "usado politicamente". Gabeira tinha feito a solicitação de contagem do tempo em 2003.

- Fiz o pedido numa época em que estava brigando com o governo. Como teria dificuldade para comprovar que trabalhei em jornais que faliram ou foram empastelados, decidi contar o tempo de exílio de acordo com a lei. Nunca me responderam, guardaram na gaveta. Agora tiraram para fazer luta política e me comprometer, já que eu comecei a criticar essas indenizações. É ridículo votarem isso - disse.

Gabeira pediu para que dois advogados retirassem ontem o pedido em Brasília. A Comissão de Anistia ainda não votou a solicitação.

O deputado voltou a dizer que tem tempo de trabalho para se aposentar, mas tinha optado pelo processo na comissão por ter "urgência" na época:

- Tenho 67 anos de idade e 50 de trabalho. Não preciso deles para isso nem vou me aposentar na próxima década ou nos próximos 20 anos. Como estava deixando o governo, o último recurso que eu poderia ter era uma aposentadoria, como garante a lei. Agora não quero mais, acabou.

Gabeira passou dez anos exilado em vários países. Ficou mais tempo na Suécia, onde trabalhou numa rádio e foi condutor de metrô. Também produziu roteiros para uma TV sueca.