Título: Aécio se encontra com Lula em busca de solução para crise em BH
Autor: Amora, Dimmi
Fonte: O Globo, 13/05/2008, O País, p. 10

Governador deve pedir apoio à aliança de PT com PSDB na eleição municipal

BRASÍLIA E BELO HORIZONTE. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), terá hoje a primeira audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Planalto, desde que o PT nacional vetou a aliança entre petistas e tucanos em torno da candidatura do secretário municipal de Desenvolvimento, Márcio Lacerda (PSB), à prefeitura de Belo Horizonte. O tucano ainda não desistiu de obter o apoio do presidente Lula a essa aliança, e hoje deverá tratar do tema durante o encontro em Brasília. Oficialmente, os dois devem discutir financiamentos externos que o governo de Minas pretende captar e que dependem do aval do governo federal.

A expectativa de Aécio e do prefeito da capital mineira, o petista Fernando Pimentel, é que o PT reveja o veto. Setores do PT e do governo sinalizaram nos últimos dias que Lula está disposto a negociar um entendimento em Minas, mas não quer impor nada aos dirigentes petistas. Lula chegou a propor a troca do candidato do PSB, uma vez que Lacerda é muito ligado a Aécio. Mas os dirigentes do PSB, com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos à frente, não aceitaram a sugestão.

A executiva nacional do PT volta a se reunir dia 26 de maio, quando deverá analisar novamente a questão de Belo Horizonte. Pimentel está seguindo as orientações de evitar mais atritos com o PT nacional:

- Estamos otimistas, o diretório estadual tem mais contato conosco para levar o conjunto de informações. Estamos no caminho do entendimento tanto com a direção nacional, quanto a estadual, que sabe da realidade aqui em Belo Horizonte. Fizemos um esforço nas últimas semanas para mostrar essa realidade aos dirigentes nacionais do PT, para eles entenderem que nós não estamos ferindo a política nacional de alianças - disse Pimentel.

Enquanto os petistas tentam resolver o impasse, Aécio negocia com outros partidos. O secretário de governo, Danilo de Castro, tenta atrair o PMDB, com promessas de participação na administração estadual. Mas o PMDB quer também a ocupação da secretaria de Meio Ambiente e o apoio de Aécio em cidades no interior.