Título: Serra pede superávit maior
Autor: Almeida, Cássia ; Melo, Liana
Fonte: O Globo, 13/05/2008, Economia, p. 20

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi um dos dez governadores que estiveram na cerimônia de lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), ontem, no auditório do BNDES, no Rio. O tucano, cujo partido é da oposição, disse que os incentivos anunciados pelo governo são ¿fortes e poderosos¿, mas pediu aumento do superávit primário (receitas maiores que despesas, antes do pagamento dos juros da dívida pública), atualmente fixado em 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto dos bens e serviços produzidos pelo país):

¿ As receitas reais do governo federal estão crescendo 13% este ano. Isso deveria levar a um aumento do superávit fiscal, porque estamos num momento de crescimento rápido da economia, em que isso seria possível. Essa complementação macroeconômica é essencial para que um programa como esse dê certo.

Mas o tucano afirmou que o aumento da economia que o governo faz para pagar juros precisa se dar sem a alta adicional na taxa de juros básica, a Selic, atualmente em 11,75% ao ano.

¿ Essa alta aumenta o gasto público e sobrevaloriza ainda mais o real, o que não é bom do ponto vista do nosso desenvolvimento.

Serra considerou razoável o superávit subir para 5% do PIB, como foi proposto nos últimos dias. (Cássia Almeida) Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: Economia Tamanho: 250 palavras Edição: 1 Página: 20 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os dire