Título: Gerdau sugere a Lula um pai para o pacote
Autor: Oliveira, Eliane ; Rodrigues, Luciana
Fonte: O Globo, 13/05/2008, Economia, p. 21

Coutinho, do BNDES, foi o mentor

O empresário Jorge Gerdau, integrante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), deu um conselho ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no lançamento do novo Plano de Desenvolvimento Produtivo. Assim como faz a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lula deveria nomear alguém para coordenar a nova política, sugeriu Gerdau.

- Sem cobrança de chefe, nada vai para frente - disse o presidente do Grupo Gerdau.

E a ministra Dilma Rousseff - chamada "mãe do PAC" pelo próprio presidente da República - tem tudo para assumir a frente da nova política. O Plano de Desenvolvimento Produtivo será administrado por um conselho gestor, formado pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Casa Civil, Ciência e Tecnologia, Fazenda e Planejamento.

Nos bastidores, porém, o que se diz é que o verdadeiro menor da política industrial anunciada ontem é o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, escolhido por Lula para assumir o banco com o desafio de montar um plano de desenvolvimento sustentado para o setor produtivo. O reconhecimento de Lula ficou claro em seu discurso: ele fez um agradecimento público a Coutinho e sua equipe. (L.R. e E.O.)