Título: Meirelles: ações do BC evitam vôo da galinha
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 14/05/2008, Economia, p. 24

BRASÍLIA. O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou ontem que "a firmeza da autoridade monetária visa a evitar o vôo da galinha", ou seja, que a economia cresça, porém não de forma sustentada, voltando a cair. Para Meirelles, apesar da pressão inflacionária, a política de juros conseguiu controlar a inflação e será suficiente para manter o IPCA no centro da meta de 4,5%.

- As ações do BC, a firmeza do BC no passado e hoje, visam a evitar o vôo de galinha. Evitar que, às vezes, essa ave suba um pouco mais do que tem capacidade naquele momento e tenha que parar para descansar um pouquinho. A idéia é criar condições para crescimento sustentado. Para isso, é necessário que a inflação continue compatível com a trajetória das metas - disse Meirelles na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Ele reconheceu que "uma tendência subjacente de crescimento da inflação" e que é preocupante o ritmo de aceleração dos preços industriais no atacado, com potencial de repasse ao varejo. Ainda assim, disse que "a questão inflacionária está sob controle" e sugeriu que o ciclo de aumento de juros, iniciado na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), poderá ser curto. (Gustavo Paul)