Título: China garante Olimpíadas
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 14/05/2008, O Mundo, p. 29
Governo diz que construções suportam tremores
PEQUIM. O comitê organizador das Olimpíadas de Pequim (Bocog) garantiu ontem a segurança dos Jogos, um dia depois de um terremoto ter devastado uma grande área da China. Segundo Zhang Jian, do Bocog, não apenas os 31 estádios, ginásios e outras áreas de competição não foram afetados pelo tremor, como continuarão de pé mesmo que um sismo ocorra na capital chinesa durante os Jogos.
¿ Quero dizer aos visitantes estrangeiros que os Jogos Olímpicos são seguros, Pequim é segura, a China é segura ¿ disse Zhang.
Li Zhanjun, do centro de imprensa do Bocog, disse ontem que a possibilidade de ocorrerem terremotos foi levada em consideração no momento da construção de todas as áreas de competição.
¿ Quando se constrói qualquer edifício em Pequim, ele tem que ser capaz de resistir a terremotos de até oito graus na escala Richter. Assim, as áreas de competição não estão sob qualquer risco ¿ disse Li.
São esperados cerca de 500 mil visitantes durante os Jogos, entre atletas, jornalistas e espectadores. O sismo, no entanto, trouxe dois fatos à memória. Em 1976, um tremor de 7,8 graus em Tangshan, a 150 quilômetros de Pequim, matou pelo menos 242 mil pessoas e derrubou diversas casas na capital.
No campo esportivo, o tremor lembrou o que espalhou destruição na Cidade do México em setembro de 1985, meses antes da Copa do Mundo de 1986 no país. O evento acabou sendo realizado sem problemas, depois de uma reconstrução que mobilizou o país.
O Comitê Olímpico Internacional anunciou ontem que doará US$1 milhão para ajudar na reconstrução das áreas atingidas. EUA, União Européia, Japão, Coréia do Sul e Taiwan também ofereceram ajuda, que foi aceita por Pequim.