Título: Promoções atraem clientes
Autor: Mendes, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2009, Economia, p. 28

Há quem diga que esse é o ano do consumidor. As sucessivas promoções das companhias aéreas para laçar passageiros na baixa temporada não deixam mentir. O grande número de feriados prolongados dão um impulso a mais. ¿Como a concorrência é muito acirrada, as redes hoteleiras estão fazendo promoções com as companhias aéreas. Está atraindo até pessoas que nem estavam pensando em viajar. A estratégia é reduzir as tarifas, em busca de uma taxa de ocupação maior¿, afirma Simone Escudêro, diretora de Projetos e Estudos de Mercado da All Consulting. ¿A Gol, por exemplo, faz leilão de passagem toda terça-feira. A TAM também está reduzindo as tarifas às quartas-feiras¿, observa. Também está virando prática das companhias fazer promoções de bilhetes nos fins de semana.

O programa de fidelidade da TAM, que completou 15 anos, dava certa vantagem à companhia. Agora, com a integração do programa Smiles da Varig, a vantagem é menor. ¿As aéreas estão aproveitando a baixa temporada para distribuir prêmios de fidelidade. Hoje, é possível viajar com 2 mil a 3 mil milhas por trecho¿, comenta Simone Escudêro. A pontuação padrão para conseguir um bilhete sem ônus é 10 mil milhas por trecho. ¿Tudo está sendo válido para conquistar o consumidor¿, reforça. A especialista observa que o cenário está favorável para esse tipo de estratégia. ¿Hoje o dólar está em um patamar razoável, conseguindo atrair para o país o turismo receptivo¿, analisa.

Foco Renato Pascowitch, diretor-executivo da Ocean Air, explica que a companhia passou por um processo de restruturação em março de 2008, concentrando a malha aérea e unificando a frota para redução de custos. ¿ Antes, fazíamos voos internacionais e voos regionais. Em maio tivemos 1,64% de participação e, desse período para cá, praticamente dobramos nossa participação no mercado, alcançando 3,06% em março. Crescemos 100 mil assentos¿, ressalta. O executivo destaca a pontualidade como um dos diferenciais da companhia. ¿De julho para cá, somos a companhia mais pontual¿, garante. Pascowitch pondera que a empresa tem buscado diferenciais.

A TAM, por meio de nota, informou que sua estratégia para manter a liderança de mercado está baseada na ampliação de três pilares de excelência: serviços, técnico-operacional e gestão. A companhia informou que realiza promoções, especialmente em momentos de baixa demanda, mas ressaltou que ¿numa crise, não é só promoção que é importante. Gestão competente, qualidade, controle de custos e manutenção de investimentos também resultam em benefícios para os passageiros¿. A Gol não se pronunciou porque está em período de silêncio devido à divulgação de resultados relativos ao primeiro trimestre este mês. Procuradas, Webjet e Azul não se pronunciaram até o fechamento da edição.(KM)