Título: Assombração
Autor:
Fonte: O Globo, 15/05/2008, O Globo, p. 2

Integrantes da bancada governista, com o aval de setores do governo, pretendem ressuscitar a CPMF para garantir o financiamento da Emenda 29, que amplia as verbas para a saúde. Eles querem colocar para votar parte da emenda constitucional 57/2004, do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), mantendo no texto o que se refere à alíquota de 0,08%. A emenda foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado em 2006.

Copa 2014: correndo contra o tempo

O presidente Lula pediu ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que convença a Fifa a anunciar ainda esse ano das 12 cidades sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. O anúncio está previsto para março desse ano. O presidente quer antecipar o início das obras, porque está preocupado com as condições financeiras das prefeituras e dos estados para executá-las. Para evitar surpresas desagradáveis, Lula pediu ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, que, ao contrário do que ocorreu nos Jogos Panamericanos, sejam definidos nos convênios as responsabilidades específicas de prefeituras, dos estados e do governo federal.

O etanol é o único encontro possível entre o socialismo e a ecologia. É lucrativo e nos permite falar em ecologia" - Fernando Gabeira, deputado federal (PV-RJ)

COM A CORDA TODA. Com a escolha do secretário estadual Carlos Minc para o Ministério do Meio Ambiente, o governador Sérgio Cabral emplaca seu segundo ministro no governo Lula. O primeiro foi José Gomes Temporão na Saúde. Entusiasmado, Cabral não esperou que o presidente Lula fizesse o convite e o anúncio. Ontem à noite, Cabral reuniu-se com o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), o líder na Câmara, Henrique Alves (RN), e o ministro Geddel Vieira Lima (Integração).

Alô Marina

Ficou acima da média o número de telefonemas para o Alô Senado, central de atendimento da Casa, para se solidarizar com a ex-ministra Marina Silva e saber quando ela reassume. Nesse ano, só perdeu para o tema cartões corporativos.

A imagem internacional

Além da saída da ministra Marina Silva do governo, dois outros fatos estão causando impacto negativo na imagem do Brasil no exterior: os conflitos na reserva Raposa Serra do Sol (RR) e a absolvição de Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser o mandante do assassinato da freira Dorothy Stang. Isso não se aplica à economia, onde prevalece o fato do Brasil ter recebido grau de investimento da Standard & Poor"s.

Tucanos brigam pelo tempo de TV

O candidato tucano à prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, arrancou na marra as inserções que foram ao ar ontem na televisão. Se dependesse do governador José Serra, ele só teria direito às inserções que serão veiculadas em junho. A direção nacional do PSDB teve que entrar em cena para contornar a disputa. Foi preciso lembrar que, quando Alckmin era governador, em 2004, cedeu todas as inserções para Serra, então candidato à prefeitura paulistana.

A FUNAI e o Ministério Público entraram com ação civil pública para impedir o licenciamento ambiental para a construção de um porto, pelo empresário Eike Batista, em terra indígena em Peruíbe (SP).

TIROTEIO. Os integrantes da CPI do Cartão Corporativo encontraram notas fiscais seqüenciais apresentadas pelo ex-ministro Francisco Weffort (Cultura) com despesas com aluguel de carros.

O EMBAIXADOR de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, entrega hoje no Rio ao arquiteto Oscar Niemeyer certificado da sua eleição como Sócio Correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

Fogo amigo

Diálogo entre um parlamentar do PT e outro do DEM que integram a CPI do Cartão: "Não tem nada contra os ministros do DEM?"provocou o petista. "Nada, mas tem contra os do PSDB. Posso te passar", respondeu o democrata.