Título: Lula: Amazônia é de fato e de direito do Brasil
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 15/05/2008, O País, p. 8

Presidente recebe primeira-ministra alemã

BRASÍLIA. O presidente Lula, em entrevista ao lado da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, reafirmou a soberania brasileira nas ações voltadas à Amazônia. Ao ser questionado por um jornalista alemão sobre o direito da comunidade internacional sobre a floresta, o presidente declarou que a região e a floresta são "de fato e de direito" do Brasil e disse que entende a preocupação dos outros países com o assunto, mas que a preservação tem um custo.

- A Amazônia é de fato e de direito de inteira responsabilidade da soberania nacional - respondeu Lula. - Não somos trogloditas para não entender que a preservação não pode ser apenas de interesse do Brasil. Queremos compartilhar a riqueza da biodiversidade. Mas é preciso ter clareza de que, se manter a floresta em pé é tão importante para o mundo, é importante que o mundo compreenda que isso tem custo, porque na região moram 25 milhões de habitantes que querem acesso aos benefícios que todos têm.

O presidente disse que o Brasil não se nega a discutir as questões da Amazônia, mas cobrou que os países ricos façam o mesmo.

- Gostaríamos que, quando algum país descobrisse remédio para o câncer, não fizesse disso mercadologia, mas a transformasse num bem da humanidade. A preservação da Amazônia é preocupação da comunidade internacional e de Vossa Excelência, em particular. Posso assegurar que a ninguém essa questão é mais cara do que a nós, brasileiros - discursou o presidente, diante de Angela Merkel.