Título: Furnas acelera obra de Simplício para lançar usina em junho de 2010
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 15/05/2008, Economia, p. 25

SAPUCAIA. Com o fim da estação das chuvas, Furnas pretende acelerar as obras do complexo da hidrelétrica de Simplício, na divisa de Rio com Minas Gerais, para cumprir o cronograma e inaugurar a usina em junho de 2010. O superintendente-adjunto de Empreendimentos de Geração de Furnas, Márcio Porto, explicou que 28% das obras civis estão prontas, devendo atingir 58,2% no fim do ano. Simplício é a primeira hidrelétrica em construção no Rio em mais de duas décadas.

- Vamos ter que contratar mais 1.300 operários, além dos atuais 1.900, dos quais 80% são da região - destacou Porto.

A usina está sendo construída no Rio Paraíba do Sul, na divisa dos municípios fluminenses de Sapucaia e Três Rios com os mineiros Além Paraíba e Chiador. O complexo terá 333,7 megawatts (MW) de capacidade, suficientes para atender a uma cidade com 1,5 milhão de habitantes. Simplício exigirá investimentos de R$1,6 bilhão.

O desvio do rio, que abastece 14,3 milhões de pessoas, gerou polêmica. Para reduzir o impacto ambiental e limitar a área alagada a 12 quilômetros quadrados, o projeto prevê uma barragem perto de Anta, onde será construída uma pequena usina com 28 MW. As águas serão desviadas por túneis e canais.