Título: Morro do Chapéu Mangueira terá obra
Autor: Amora, Dimmi; Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 13/05/2008, Rio, p. 18

Vice-governador diz que presidente Lula garantiu recursos ao projeto

Antes da cerimônia, o governador do Rio, Sérgio Cabral, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva projetos para fazer obras de reurbanização pelo PAC de mais cinco favelas na cidade do Rio: Mangueira, Complexo da Penha, Jacaré, Borel e Chapéu Mangueira. O custo dos novos projetos seria de cerca de R$1,2 bilhão. O governo federal já prometeu repassar ao Rio quase R$1 bilhão para obras de reurbanização de três grandes favelas na cidade (Complexo do Alemão, de Manguinhos e Rocinha) e outra em Niterói (Proventório).

De acordo com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, Lula já teria se comprometido fazer pelo menos a obra no Chapéu Mangueira, no Leme. A ex-governadora Benedita da Silva, hoje secretária estadual de Assistência Social, morava nesta favela.

Vice-governador acredita que virá mais dinheiro

Ontem, durante o discurso, o presidente Lula disse que mais obras virão para o Rio.

- O presidente disse para a gente esperar o fim de maio, quando acaba o prazo para as licitações do PAC. Quem não licitar, perde o dinheiro. Acreditamos com este recurso que vão sobrar poderemos fazer mais obras. Já temos o projeto para estas novas favelas e isto ajuda - disse Pezão.

Além da reurbanização, o governador Sérgio Cabral anunciou que as obras do Metrô da Linha 3 (Niterói-Itaboraí) vão começar. O vice governador não quis comentar um texto do prefeito da cidade do Rio, Cesar Maia, que acusa o governo do estado de incentivar a especulação imobiliária no Leblon, bairro da Zona Sul do Rio. De acordo com o texto, o governo estadual teria feito consulta para vender também o terreno onde fica a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), que fica em frente a um shopping no bairro.

- Não tenho tempo para ler o Cesar Maia - disse o vice-governador.