Título: Mesmo com a alta dos alimentos, vendas de supermercados avançam
Autor: Novo, Aguinaldo; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 16/05/2008, Economia, p. 29
Comércio varejista teve incremento de 11,4% em março, segundo IBGE
A inflação dos alimentos teve influência positiva no comércio no segmento de Hiper, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, que registrou alta de 9,7% no volume de vendas em março na comparação com o mesmo período de 2007 e de 3,3% em relação a fevereiro. Os dados são da última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo IBGE. Em todo o comércio varejista, as vendas cresceram 11,4% na comparação com março do ano passado.
As vendas no trimestre acumulam alta de 12%, a maior da série, iniciada em 2001. Além dos alimentos, também foram registradas variações positivas nos itens equipamentos e material de escritório, de 24,8%, e móveis e eletrodomésticos, de 14,3%.
- O grupo de alimentos e bebidas tem o maior peso na taxa de 11,4% do comércio varejista como um todo. As taxas em geral estão tão aceleradas quanto no fim de 2007, e esse comportamento é explicado pela fartura de crédito, barateamento de produtos e mais empregos - afirma Nilo Lopes de Macedo, coordenador da pesquisa.
Segundo ele, supermercados e hipermercados conseguiram ter boas vendas apesar da alta no preço dos alimentos porque a classe média ainda está bancando os aumentos, as classes mais baixas estão substituindo produtos e uma parcela da população pode estar estocando itens com receio de novos encarecimentos.