Título: Na carona
Autor:
Fonte: O Globo, 17/05/2008, O Globo, p. 2

A ministra Dilma Rousseff, que pode concorrer à Presidência, não é a única que poderá surfar na popularidade do presidente Lula. São candidatos a governador ou ao Senado os seguintes ministros: Tarso Genro (RS), Patrus Ananias (MG), Henrique Meirelles (GO), Edison Lobão (MA), Hélio Costa (MG), Alfredo Nascimento (AM), Geddel Vieira Lima (BA) e Paulo Bernardo (PR).

PSDB pegando fogo

O PSDB suspendeu o ato nacional de apoio à candidatura de Geraldo Alckmin na tentativa de costurar a unidade interna. Enquanto isso, o secretário municipal de Esportes de São Paulo, Walter Feldman, carrega para cima e para baixo uma lista que teria a assinatura de 500 delegados tucanos favoráveis a uma aliança com o prefeito Gilberto Kassab (DEM) para sua reeleição. Esse número seria suficiente para fazer valer a tese. Apoiadores de Alckmin dizem que ele está blefando e estão irritadíssimos com a ação de Feldman. A principal atribuição do presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), tem sido a de bombeiro.

O PSDB está fazendo água" - Arnaldo Madeira, deputado federal (PSDB-SP) e ex-líder do governo FH, sobre a disputa entre os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin

CARMA. Apesar de ser acusado de receber propina da empresa Alstom e de enfrentar insatisfações na bancada por causa da dificuldade de emplacar nomeações para cargos federais, o líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), pretende se segurar no posto até o final do ano. Trocaria a liderança pela presidência de uma comissão. Últimos ocupantes do posto, Ney Suassuna e Renan Calheiros também enfrentaram denúncias de corrupção.

Acareação

A oposição não vai comprar o silêncio nem a versão dada à PF pelo ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil José Aparecido Pires. Vai propor uma acareação com André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

CPMF: eles não querem assumir

O governo e a base aliada na Câmara estão fazendo jogo de empurra-empurra. Nenhum deles quer assumir a paternidade da proposta de recriação da CPMF. No Ministério da Saúde dizem que a proposta é da base aliada. No Planalto, garantem que a idéia nasceu no PMDB. Já o líder do partido, Henrique Alves (RN), afirma que o Ministério da Fazenda é quem indica a fonte de recursos da Emenda 29, da Saúde. Estão todos juntos.

Pernambuco aprova a Lei Detefon

O governador Eduardo Campos propôs, e a Assembléia Legislativa aprovou, em cinco dias, lei que aposenta compulsoriamente 17 dos 25 coronéis da Polícia Militar. Campos está renovando o comando da segurança pública. Já havia criado cem cargos de delegados especiais, colocando para escanteio 46 delegados que reinavam na Polícia Civil. Ao oxigenar a área, ele aumentou a eficiência, reduzindo em 7% os homicídios e expulsando cerca de 200 maus policiais.

O PT PAULISTANO ofereceu um terreno na lua para o PCdoB apoiar Marta Suplicy. É assim: se Marta ganhar e se o comunista Jamil Murad se eleger vereador, os petistas prometem elegê-lo presidente da Câmara.

NA RETA FINAL da CPI do Cartão Corporativo, o PSDB cedeu uma vaga para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). Ele substituirá Affonso Camargo (PSDB-PR), que é suplente na comissão.

TEXTO que abre a página do DEM na internet denuncia: "A inflação voltou. O ministro Mantega diz que a culpa é só de "um feijãozinho", mas a verdade é que os preços estão subindo e o governo não sabe o que fazer".

Conforto

Depois do depoimento de José Aparecido à Polícia Federal, acabou a preocupação dos governistas com o depoimento dele à CPI. Alguns diziam que seria um tiro no escuro."Isso está superado", disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).