Título: Soja nos Andes, a primeira polêmica
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 16/05/2008, O País, p. 3

Blairo Maggi rebate fala de Minc, que alfinetara o governador do MT

BRASÍLIA. O novo ministro Carlos Minc já comprou briga com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), com quem a ex-ministra Marina Silva também tinha embates. Em nota oficial divulgada ontem, Maggi rebateu Minc, que afirmou na véspera que o governador é o maior produtor de soja do mundo e que, "se deixar, ele planta soja até nos Andes".

Blairo Maggi diz lamentar que a declaração do ministro não contribua para o debate do setor ambiental. Enumerou as políticas para o setor e citou haver espécie de complô contra o estado do Mato Grosso.

"Foram descabidas, inoportunas, extemporâneas e impróprias para um ministro de Estado as declarações do futuro titular do Ministério do Meio Ambiente, Sr. Carlos Minc (...) É preciso esclarecer ao futuro ministro que o governador de Mato Grosso não é "o maior produtor de soja do mundo" e tampouco possui propriedades nos Andes. É um produtor, sim, mas suas propriedades produzem estritamente em respeito às legislações ambientais do estado e do país", afirma Maggi no texto, sem esclarecer que o maior produtor no mundo hoje é, na verdade, seu primo Iraí Maggi