Título: Oposição apoia imposto menor na renda fixa
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2009, Economia, p. 17

Os partidos de oposição não deverão se opor à ideia do governo de diminuir a tributação de Imposto de Renda (IR) sobre as aplicações de renda fixa, desde que essa mudança não provoque qualquer impacto sobre as cadernetas de poupança. A proposta que está sendo discutida pela equipe econômica baixaria a alíquota do IR sobre os ganhos com as aplicações de renda fixa, variando conforme o prazo de duração do investimento. No caso das aplicações de seis meses, a alíquota cairia de 22,5% para 15%. ¿Será difícil alguém da oposição ser contra uma proposta que baixa imposto para essas aplicações, tornando-as mais competitivas¿, avalia o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia(RJ).

¿Mas os partidos de oposição estão fechados com a ideia de barrar qualquer medida que prejudique os poupadores. Portanto, se com essa medida vier algo que altere as regras das cadernetas, não apoiaremos¿, afirmou. O governo estuda essa mudança por causa do efeito que a redução dos juros provocará na rentabilidade das aplicações de renda fixa, uma vez que os investidores podem preferir migrar para a poupança, que é isenta de imposto, oferecendo melhores ganhos.

O plano original da equipe econômica era conter esse efeito atuando diretamente nas cadernetas de poupança, limitando seus rendimentos. Mas a reação da oposição contra o plano e o temor do Palácio do Planalto sobre seus desdobramentos políticos num ano véspera de eleições nacionais frearam essa ação. Para reforçar esse quadro, na última quinta-feira, os três partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) soltaram nota conjunta se alinhando contra eventuais alterações que o governo possa fazer em relação à poupança.

¿A necessária diminuição da taxa de juros não pode ser feita às custas do rendimento da caderneta de poupança. O governo tem outros instrumentos para corrigir a política de juros. A atual estrutura de remuneração da caderneta de poupança ¿ TR mais 6% de juros/ano, sem Imposto de Renda ¿ deve ser mantida para todos os depositantes¿, diz a nota divulgada pelos três partidos.