Título: Dezoito indiciados
Autor: Colon, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 11/05/2009, Política, p. 2

A Operação Mão de Obra ocorreu em 26 de julho de 2006. Foram mobilizados 170 agentes federais para cumprir mandados de prisão expedidos pela Justiça contra servidores públicos e empresários, entre eles os empresários Victor João Cúgola (dono da Conservo) e José Carlos Araújo (dono da Ipanema). Houve buscas e apreensões de documentos em cinco órgãos federais ¿ Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ministérios da Justiça, do Trabalho e da Ciência e Tecnologia, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Senado.

A ação teve origem em denúncia sobre fraude em licitações e superfaturamento de contratos desses órgãos com três empresas fornecedoras de mão de obra terceirizada ¿ Conservo, Ipanema e Brasília Informática. A primeira denúncia lançava suspeitas apenas sobre contratos na pasta da Justiça.

Depois, a investigação abarcou todos os locais em que elas haviam vencido licitações. A PF indiciou 19 pessoas, atribuindo como formação de quadrilha e cartel, fraude licitação e corrupção. Baseada no inquérito a Procuradoria da República no Distrito denunciou 18 acusados à Justiça Federal e acusação foi transformada em ação penal. Tramitam também ações contra elas por improbidade administrativa.