Título: Pneu chinês sob suspeita de dumping
Autor: Oswald , Vivian
Fonte: O Globo, 17/05/2008, Economia, p. 40

BRASÍLIA. O Ministério do Desenvolvimento abriu processo para investigar se empresas chinesas que exportam ao Brasil pneus para veículos de carga estão cobrando preços abaixo do custo de produção, o chamado dumping. A investigação, solicitada pelas três maiores fabricantes do mercado doméstico, vai abranger os últimos quatro anos e durar 180 dias.

A notícia vem em meio aos planos de uma ofensiva à invasão de produtos chineses. O governo vai mudar a legislação antidumping para permitir que importados vendidos aqui abaixo do preço de custo sejam sobretaxados se vierem de países que não os fabricam. Segundo fontes, determinados bens com tarifas antidumping da China começaram a ser vendidos por Taiwan, Coréia e outros asiáticos que, tradicionalmente, não são exportadores.

A medida está de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), mas a legislação brasileira precisa ser atualizada.

Após os 180 dias, o ministério poderá arquivar o caso ou determinar medidas antidumping. (Henrique Gomes Batista e Eliane Oliveira)