Título: No Peru, Lula rebate críticas sobre Amazônia
Autor: Gripp, Alan; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 18/05/2008, O País, p. 15

"Ninguém quer discutir a qualidade de vida do povo"

LIMA, Peru. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu ontem as críticas que o país tem recebido em relação à Amazônia. Ele disse que há uma preocupação extraordinária em relação à Amazônia, mas que alguns ambientalistas não estão preocupados com as pessoas que vivem na região.

- Lá fora se fala que é preciso preservar a Amazônia, mas ninguém quer discutir a qualidade de vida do povo que vive na Amazônia brasileira, peruana e venezuelana. O mundo fala de dinheiro, de carbono. E o dinheiro vem muito lentamente - disse ele num seminário empresarial na capital peruana.

Lula disse que, mais do que outro dirigente do mundo, quer preservar a Amazônia, mas também quer transformar a região em fonte de riqueza para melhorar a vida das pessoas.

Amanhã, o presidente recebe no Palácio do Planalto o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Os dois vão discutir como será a atuação de Minc no governo. Na sexta-feira, declarações de Minc em Paris provocaram desconforto no Planalto. Assessores de Lula não gostaram de ele ter dito que tinha aceitado ser ministro "em tese".

"LULA DIZ QUE AVIAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL É UM "DESASTRE" E AMEAÇA CRIAR ESTATAL", na página 34