Título: CPI na pista do mandante do dossiê
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 19/05/2008, O País, p. 4

Comissão quer obter informação em depoimento de responsável por vazamento.

BRASÍLIA. Na expectativa de confirmar quem mandou preparar o dossiê sobre gastos da gestão de Fernando Henrique Cardoso, a CPI do Cartão Corporativo ouve amanhã José Aparecido Nunes, ex-secretário de Controle da Casa Civil, indiciado pela Polícia Federal pelo vazamento da planilha. Se ele confirmar o depoimento dado à PF, os parlamentares pretendem convocar Marcelo Veloso e Norberto Temóteo, funcionários da Casa Civil que teriam trabalhado nas planilhas.

Os advogados de Aparecido negam que o dossiê tenha sido enviado intencionalmente por e-mail a André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). A acareação de ambos não está descartada.

- Se Aparecido disse à PF que cumpriu ordens de outra pessoa, queremos ouvir a outra pessoa. Estamos procurando a raiz do problema - disse a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), presidente da CPI.

Quando depor, Fernandes deverá confirmar que interpretou o recebimento da planilha como sinal de uma estratégia contra a oposição, e avisou o senador do documento.

Aparecido reconhece que enviou a planilha. Em 20 de fevereiro, ele mandou mensagem a André com dois arquivos anexados, um chamado "Supervisão Ministerial", e uma planilha de dados chamada "Suprimento de Fundos 1998-2002". Segundo reportagem da "Folha de S.Paulo" de ontem, Aparecido disse à PF que os documentos estavam num pen-drive e que ele se confundiu ao fazer os anexos por causa das iniciais SUP.

Ele teria eximido de participação Erenice Guerra, secretária da Casa Civil, e a ministra Dilma Rousseff. Mas citou Temóteo pelo pedido de cessão de funcionários para o levantamento dos dados.