Título: Rotina de combate ao crime organizado
Autor: Kopschitz, Isabel ; Caballero, Miguel
Fonte: O Globo, 19/05/2008, Rio, p. 9

Com 40 anos de carreira, policial trabalhou nas principais delegacias especializadas

Bacharel em direito pela antiga Universidade Brasileira de Ciências Jurídicas, em 1969, Alcides Iantorno começou sua carreira em Madureira, na 29ª DP. Passou pelas principais delegacias especializadas, em geral atuando como titular na maioria delas. As lotações mais importantes foram na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e na Polinter. Para colegas de polícia, seu perfil operacional pode ter motivado o crime.

À frente da 22ª DP (Penha), Alcides Iantorno investigou uma série de denúncias sobre crimes cometidos pela milícia que tomou a Favela Kelson¿s do tráfico e passou a cobrar taxas de segurança dos moradores. Ele recebia freqüentemente o presidente da associação de moradores da Kelson¿s, Jorge Siqueira Neto, que o abastecia de informações sobre os policiais militares que faziam parte do grupo. Jorge foi assassinado no ano passado.

Outra importante linha de investigação é a de que o crime possa ter ligação com o fato de o delegado ter interditado, recentemente, um bingo em Vila Isabel, durante sua passagem pela 20ª DP (Vila Isabel). O estabelecimento fechado funcionava na Rua Maxwell e pertenceria à filha do falecido bicheiro Waldemir Paes Garcia, o Maninho.

Para o chefe de investigações da 20ª DP, Luiz Fernando, que trabalhou com Iantorno durante 14 anos, o assassinato foi motivado pelo combate do delegado à máfia dos caça-níqueis.

¿ A máfia dos caças-niqueis é um câncer com metástase no Rio. Não acredito em milícia, porque ele já estava afastado das investigações há muito tempo. E nem em crime por motivos pessoais, porque, na sua vida, ele não tinha arestas. É uma questão institucional, e não tenho nenhuma dúvida de que haverá uma resposta rápida da polícia ¿ disse o policial, que colabora com as investigações.

Com 40 anos de carreira, o delegado Alcides Iantorno era também conhecido por ter sido o responsável pela prisão de criminosos importantes. Foi ele quem pôs na cadeia traficantes como Celsinho da Vila Vintém e Miltinho do Dendê.