Título: Hillary dá sinais de fadiga na reta final
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 19/05/2008, O Mundo, p. 23

Senadora diminui discursos, mas cansaço não impede comícios em cidades pequenas.

LORETTO, Kentucky. Não se nota o cansaço da maratona de comícios em seu rosto. A maquiagem ajuda a camuflá-lo. Mas a voz não engana: rouca, Hillary Clinton reduziu de 50 para no máximo 30 minutos os seus discursos no último fim de semana, percorrendo cinco cidades do interior de Kentucky. Além disso, em alguns momentos ela deixa transparecer que corpo e mente andam sobrecarregados, e sem tempo para se recuperar.

Em Frankfort, no sábado, assim como em Bowling Green, ontem, repetiu-se uma cena que os repórteres que acompanham o seu percurso já haviam notado sexta-feira em Salem, no estado de Oregon. Quando um dos simpatizantes lhe pediu para assinalar a data sob o autógrafo que havia acabado de assinar, ela ficou com a caneta no ar por uns instantes, virou-se para os jornalistas e perguntou:

¿ Que dia é hoje mesmo?

Assessores contaram que ela tem dormido pouco, cerca de cinco horas por dia, e às vezes mal ¿ como na madrugada de sexta-feira, em que apenas cochilou no vôo de pouco mais de cinco horas de Portland, no Oregon, até Louisville, depois de um dia inteiro de campanha.

¿ O melhor da campanha é quando Chelsea viaja comigo. O pior é não sobrar muito tempo para dormir, na tentativa de ir a um número maior de lugares do que o tempo permite fazer ¿ admitiu Hillary numa entrevista.

A sua persistência em se manter na disputa, embora os números estejam totalmente contra ela ¿ matematicamente, as suas chances são quase nulas ¿, vem se tornando claramente uma ação desesperada. Afinal, Hillary está se dando ao trabalho de fazer comícios em lugarejos como Loretto, zona rural de Kentucky, cuja população é de apenas 651 pessoas. E nada mais do que 148 delas estão registradas como eleitoras do Partido Democrata e, portanto, com o direito de votar na prévia eleitoral de amanhã.

Hillary participou ali de um piquenique comunitário, no jardim da mais velha destilaria de bourbon (uísque de milho) dos Estados Unidos, e esteve em outras cinco cidadezinhas desse estado sábado e domingo. E nele permanecerá até amanhã à noite, visitando outros povoados, insistindo em afirmar que está à frente de Barack Obama na votação dos eleitores, quando ele na verdade a vence tanto nesse quesito quanto no número de delegados comuns e superdelegados.

Bill Clinton também continua maratona de discursos

Bill Clinton, seu marido, que já havia visitado oito cidades na região na quinta e sexta-feira, também estará de volta hoje em outras seis, para fazer discursos em nome dela. Ele vem tratando de convencer os eleitores de que ainda há tempo de salvar a candidatura de sua mulher. O ex-presidente faz isso sugerindo que não dêem ouvidos ao que dizem os simpatizantes de Obama:

¿ Não se deixem enganar. Se alguém lhes diz que Hillary não pode vencer é porque você pode fazer diferença nesse sentido, e eles têm medo disso. (José Meirelles Passos)

www.oglobo.com.br/mundo