Título: Real: uma aventura que começou há 15 anos
Autor: Rodrigues, Luciana
Fonte: O Globo, 18/05/2008, Economia, p. 33
Em maio de 1993, equipe de economistas formada por FH começava a desenhar plano, sem acreditar no próprio sucesso
Muito antes de ganhar as ruas, o real, moeda símbolo da estabilidade brasileira, criou regras e mudou procedimentos que ainda hoje influenciam no dia-a-dia da economia. Datam do período preparatório ao Plano Real a invenção da CPMF ¿ que deixou de ser cobrada em janeiro, mas que poderá ser reeditada pelos planos do governo ¿ a criação de um sistema de defesa da concorrência no país e, ainda, a aprovação de um mecanismo para flexibilizar o Orçamento, a Desvinculação de Receitas da União (DRU), fundamental para organizar as contas públicas no país.
Se julho de 1994 entrou para a História como o aniversário do Plano Real, foi em maio de 1993, há exatos 15 anos, que teve início, de fato, a estabilização da economia. Depois de nomear e demitir dois ministros da Fazenda em menos de seis meses, o então presidente Itamar Franco convidou, em 19 de maio, o chanceler e sociólogo Fernando Henrique Cardoso para a pasta.
Levados para integrar a equipe, os economistas que viriam a elaborar o Plano Real, os colaboradores mais próximos de Fernando Henrique na época, consideravam a empreitada uma ¿loucura¿ ou uma ¿aventura de curta duração¿. A então aventura levou Fernando Henrique a dois mandatos sucessivos na Presidência e garantiu ao país seu mais duradouro plano de estabilização, depois de quatro tentativas anteriores frustradas.
¿ Achávamos que não havia condições de, no último ano de um governo fraco, dividido, implantar um plano daquelas dimensões ¿ lembra o economista Edmar Bacha, um dos pais do Real, então assessor especial do Ministério da Fazenda.
¿ A expectativa de sucesso e permanência de Fernando Henrique era pequena ¿ confirma Gustavo Franco, que foi para a equipe como secretário-adjunto de Política Econômica.
E, no caso do Real, o período preparatório fazia toda a diferença. Diferentemente dos planos anteriores ¿ Cruzado, Bresser, Verão e Collor ¿ o Plano Real foi amplamente pré-anunciado. Sem a compreensão da sociedade para a complicada Unidade Real de Valor ¿ URV, a taxa que unificou as diferentes indexações de então e, depois, se transformou no real, eliminando a correção monetária e a inflação ¿ o plano não teria chances de sucesso.