Título: Agenda marrom
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 20/05/2008, O Globo, p. 2

Sem descuidar da Amazônia, o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pretende dar prioridade também para a chamada agenda marrom, que trata de questões urbanas, como lixo, poluição do ar e saneamento. Em conversas reservadas, ele disse que fez questão de ser duro, nas primeiras declarações, para não passar a impressão de que a agilidade na concessão de licenças ambientais significasse retrocesso.

O governo faz uma cortina de fumaça

No Palácio do Planalto, por conveniência política, ninguém quer assumir a proposta de recriação da CPMF. Querem que a base aliada no Congresso embale a ressurreição do imposto do cheque. Enquanto isso, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, trabalha ativamente para aprová-la. Ontem, enquanto o ministro José Múcio dizia que o governo não proporá uma nova CPMF, a assessoria de Temporão dizia que o Palácio não estava proibindo ninguém de levar a proposta adiante. Temporão quer uma alíquota da CPMF de 0,08%. A Receita informou que o aumento da tributação do fumo e do álcool renderá apenas R$1,8 bi.

"É um movimento autofágico" - Índio da Costa, deputado (DEM-RJ), sobre o envolvimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) no episódio do dossiê antitucano

CORRELAÇÃO DE FORÇAS. O Instituto Ipsos fez pesquisa, para clientes, sobre a disposição dos brasileiros para a sucessão presidencial. O candidato do presidente Lula está em vantagem, mantendo o patamar de votos do petista em 2002 (61,2%) e 2006 (60,8%). O índice da mudança está abaixo dos votos de José Serra em 2002 (38,7%) e de Geraldo Alckmin em 2006 (39,1%). O Ipsos ouviu mil pessoas de 23 a 30 de abril.

Amazônia

O senador Tião Viana (PT-AC) defendeu ontem o funcionamento do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Ele foi criado em 1995 para ser um fórum permanente de discussão sobre o desenvolvimento sustentável da região.

PT em busca de consenso na Bahia

O governador Jaques Wagner conseguiu adiar as prévias para a escolha do candidato petista à prefeitura de Salvador. Há dois postulantes: os deputados Walter Pinheiro e Nelson Pellegrino. Agora espera que Pellegrino desista, evitando a eleição marcada para domingo. Ontem, nove secretários, oito deputados estaduais, dois federais e 14 prefeitos petistas lançaram manifesto defendendo o apoio à candidatura de Pinheiro.

Alckmin está fora dos planos de Serra

O tucano Geraldo Alckmin nunca engoliu a promessa de que se desistisse de concorrer à prefeitura seria o candidato do PSDB na sucessão estadual. O governador José Serra prefere apostar no vice-governador Alberto Goldman e no secretário Aloysio Nunes Ferreira. Foi Aloysio quem costurou o apoio de Orestes Quércia (PMDB) ao prefeito Gilberto Kassab (DEM). Para Alckmin é tudo ou nada. Terá que derrotar Kassab no primeiro turno e Marta Suplicy (PT) no segundo.

AUMENTA o cerco ao PDT do Rio de Janeiro. Os trabalhistas lançaram a candidatura do deputado estadual Paulo Ramos. Agora, além do PCdoB, também há partidos de oposição pressionando os trabalhistas por uma aliança.

O PRESIDENTE Lula está intrigado. Não consegue entender por que os dois PTs mais fortes do país, o paulista e o gaúcho, não conseguem fazer alianças para disputar as prefeituras de São Paulo e Porto Alegre.

A ANCINE vai repassar à Cinemateca Brasileira R$240 mil para a conservação de obras audiovisuais. O dinheiro sairá do Orçamento da União em duas parcelas.

Efeitos especiais

André Fernandes pediu à CPI do Cartão para usar recursos de powerpoint em seu depoimento hoje, mas não foi autorizado. Ele queria exibir no telão os e-mails trocados com José Aparecido Pires e a planilha com os gastos de FH.